domingo, 31 de outubro de 2010

Mais AcampABU

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
(1 Coríntios 13)

Você provavelmente já ouviu trechos desse texto. As belas afirmações do apóstolo Paulo, seu autor, inspiraram muitos a escrever sobre o controverso e desconhecido, mas muito estudado tema do AMOR. O texto-base colocado aí em cima inspirou o líder da banda Legião Urbana, a compor uma música , e Camões, poeta português nascido em 1524, a escrever um belo poema sobre o tema, e agora vai ser o tema do AcampABU 2010!
Quem não tem dúvidas, questionamentos, aspirações, esperanças em relação ao amor, ahm?

Se você curtiu a Semana do Cristianismo, não pode perder o AcampABU 2010! Veja o convite abaixo e entre em contato com a ABU-BH pelo e-mail acampabu_2010@yahoo.com.br
Se liga!


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Crer em Deus é bom, mal ou irrelevante?

Vídeo da palestra apresentada por Davi Lago na II Semana do Cristianismo. Aproveitem!

Vídeos de outros eventos gravados estarão disponíveis nas próximas semanas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Ecos da Semana

Olá pessoal, segue abaixo o link da TV UFMG com a entrevista do palestrante da Semana do Cristianismo Homero Resende. O historiador convidado apresentou pela terceira vez para a ABUBH a palestra com o título "Jesus, Senhor, Mentiroso ou Louco." o famoso trilema de C.S.Lewis. A curta entrevista se encontra a partir dos 7min30seg do video a seguir: http://www.ufmg.br/online/tv/arquivos/017007.shtml

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quer livro, é?


E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

A conhecida passagem de Romanos 12:2 exorta os cristãos a terem cuidado com o seu "entendimento", isto é, a sua forma de pensar o mundo. Como bom estudante, você deve saber que não existe nada mais importante na hora de aprender do que um bom livro, não é mesmo?
A ABU-BH tem uma biblioteca com vários títulos importantes das melhores editoras cristãs e estão todos à sua disposição! Para conhecer os livros, seus autores e ver se estão disponível para empréstimo, basta acessar a nossa nova caixinha BIBLIOTECA DA ABU, que ficará fixa na grade do blog. Para chegar até eles, de fato, envie um e-mail para abubh.literatura@gmail.com e, muito em breve, um de nossos secretários entrará em contato com você para combinar data, local e período pelo qual o livro deverá ficar com você. 

Certo? Mergulhe no conhecimento, galera! 




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ainda não acabou!

Depois de algumas performances no Bandejão, encontros com o peregrino, debates, palestras e lanchinhos, a Semana do Cristianismo já começa a deixar saudades! Mas ainda não acabou! Amanhã, ao meio dia, na Praça de Serviços, tem Palavrantiga, com o digno e charmoso rock brasileiro. Pode fazer propaganda que o som é bão!
E ainda tem atividades na Izabela Hendrix, Newton Paiva, UniBH e PUC Liberdade. Na UFMG, a última palestra acontece no Auditório da Arquitetura com a professora Ana Cecília Rocha Veiga com o tema "Currículo que lattes não morde", 11h30.
E para você que não foi na Semana e deseja ver um pouquinho do que andou acontecendo nos últimos dias, acesse as fotos pelo link http://picasaweb.google.com/ABU.BH2010/SemanaDoCristianismo2010#.
A outra boa notícia é que as palestras gravadas em vídeo também serão disponibilizadas na internet! \o/ Êêê!
Mais informações em breve aqui no blog!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A todo vapor.

Não estranhe se você avistar por aí um peregrino de capa e cajado na mão pedindo ajuda ou direção. É que a II Semana do Cristianismo acaba de começar! Para os esquecidos e desavisados, a maratona de atividades acadêmicas e artísticas teve início hoje em duas - UNIBH e UFMG - das sete instituições que receberão o evento.

Durante todo o dia, o campus Pampulha da Federal sediou palestras sobre diferentes temas e reuniu um público variado para as discussões. O engenheiro eletricista e estudioso Isaac Boy de Souza abriu os eventos da II Semana no Instituto de Ciência Biológicas da UFMG (ICB) com a seguinte questão: “Faz sentido ser cristão hoje?”. O palestrante falou sobre os paradigmas do mundo medieval, moderno e pós-moderno e como o cristianismo se relaciona com esses diferentes tempos da humanidade. A partir de uma abordagem racional, argumentou contra o humanismo exacerbado e as conclusões do físico britânico Stephen Hawking que exclui Deus de sua teoria científica.

Além do ICB, também receberam palestras a Faculdade de Letras, a Engenharia e a FAFICH. No campus Saúde, a palestra abordou o tema da dependência química e da espiritualidade. Na UNIBH, a ABUense Glauce Veiga levou os alunos a refletirem sobre a própria fé e crenças a partir da palestra “Cristianismo. Examine-o por si mesmo.”

Amanhã a programação segue com show de Susana de Oliveira, que acontecerá na Praça de Serviços da UFMG e com palestras inusitadas sobre Jesus e a Bíblia. “Jesus: Senhor Louco ou Mentiroso” e a “A Bíblia é mesmo atemporal?” são alguns temas que serão discutidos no IGC e no Campus Saúde, respectivamente. Não deixe de conferir a programação!

Para visualizar as fotos, em breve elas serão atualizadas neste link: http://picasaweb.google.com/ABU.BH2010/SemanaDoCristianismo2010#.

Faz sentido ser cristão hoje?

...Aos interessados segue o link da apresentação da palestra de abertura da SC: Faz Sentido ser Cristão Hoje?