segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jesus: Senhor, Mentiroso ou Louco?

"Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: "Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus." Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático - no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la."
-- C.S. Lewis - Cristianismo Puro e Simples. (pgs 69-70).
Achou o texto interessante? Então, confira mais um vídeo da II Semana do Cristianismo.

Veja também o vídeo da TV UFMG com uma entrevista do palestrante Homero Resende. A curta entrevista se encontra a partir dos 7min30seg deste vídeo.
Assista aos outros vídeos da II Semana do Cristianismo: Cientistas Cristãos e Crer em Deus é bom, mal ou irrelevante?

Quer tomar o poder?

ABUenses da melhor ABU de Belo Horizonte! (Hahahaha, sacaram?)
ATENÇÃO!!!

No próximo sábado, dia 27/11, teremos mais um Grupo Base (GB) e, nele, um momento muito importante: as nossas eleições para Diretoria 2011! Esta é a hora de você tomar parte na obra que Deus tem feito na Universidade!



Mas daí você diz "ai, mas eu nem sei o que tem que fazer..." e a gente te responde "uhm, desculpa errada". Seguem as atribuições de cada Secretário, como são chamadas as pessoas que coordenam as diversas Secretarias da ABU-BH: 

PRESIDENTE/VICE-PRESIDENTE

O presidente e vice devem estar em contato com os outros secretários e cuidar para que todos os membros da Diretoria cumpram bem as respectivas funções. Devem conduzir as reuniões da Diretoria e os GBs. Também devem fazer o gerenciamento de eventos, isto é, cuidar da organização das comissões de trabalho (como Comissão Semana do Cristianismo, AcampABU e etc.), que foram essencial para o bom funcionamento da ABU-BH em 2009 e 2010. Esse tipo de formação é fortemente recomendada por todos, pois evita a sobrecarga excessiva da Diretoria, estimula a participação de outros abuenses e msotra possíveis líderes para os anos seguintes, além de proporcionar a realização de um trabalho de melhor qualidade.
O presidente e o vice também devem representar a ABU-BH perante terceiros e em reuniões regionais.
Obs: o vice-presidente deve executar essas funções juntamente com o presidente, substitui-lo nas faltas e assumir o cargo se ele vier a ficar vago.

1º/2º SECRETÁRIOS
Devem preparar os relatórios para os Conselhos Regionais (CRs) semestralmente, mandar convite para o grupo de emails quando houver GB, elaborar atas com o objetivo de informar os membros sobre o ocorrido/decidido sempre que houver reunião da Diretoria e GB, cuidar do e-mail da "diretoria_abubh" e assumir a presidência no caso de ausência do presidente e do vice.
 
1º/2º TESOUREIROS
Responsáveis por conferir as entradas na conta da ABU-BH, administrar os recursos, transferir o Alvo, redigir os relatórios financeiro mensal e dos eventos (juntamente com os organizadores). Também é atribuição do cargo penar formas de aumentar a arrecadação, recolher ofertas nas reuniões do GB e manter contato com os mantenedores, principalmente através do envio do relatório de prestação de contas.
 
1º/2º SECRETÁRIOS DE LITERATURA
Devem incentivar a leitura, cuidar dos livros e demais materiais da biblioteca da ABUBH, controlar os empréstimos feito a ABUenses e cuidar das vendas e compras de livros pelo grupo.
 
1º/2º SECRETÁRIOS DE ORAÇÃO
São responsáveis por organizar reuniões de oração, vigílias, escalas de oração e jejum para os eventos realizados pelo grupo. Também devem incentivar os membros a orarem pelo movimento, tanto pelas necessidades locais quanto regionais, nacionais e internacionais (pela divulgação dos boletins de oração oficiais da ABUB e CIEE - Comunidade Internacional dos Estudantes Evangélicos).
 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO 
É responsável pela divulgação da ABU dentro de BH, nas escolas, igrejas, instituições, entre outros. Além disso, é responsável pela divulgação dos eventos realizados, administração do blog e dos grupos de emails (ABU-BH e da Diretoria). Deve articular a rede de colaboradores para dar conta da confecção dos materiais de divulgação. 

COORDENAÇÃO DE ABS
O coordenador de ABS deve trabalhar juntamente com a Diretoria da ABS, apoiando os adolescentes para o bom andamento e expansão do grupo. Isso é feito através do contato com os clubinhos já existentes nas escolas, divulgação da ABS entre os adolescentes das igrejas, realização de treinamentos e eventos específicos para a ABS. Deve também fazer o link entre a ABS e a diretoria da ABU-BH, apresentando sempre as necessidades e buscando resolvê-las juntamente com os outros universitários, buscando o apoio na ABU de acordo com a demanda.

1º/2º SECRETÁRIOS DE TREINAMENTO
Devem fazer a organização de treinamentos em BH para capacitação de líderes de novos núcleos e de núcleos já filiados, bem como da ABS, em conjunto com a diretoria do grupo. Quinzenalmente, têm a tarefa de convidar pessoas aptas a dar a palavra na reunião do GB. Caso surjam demandas, os secretários de Treinamento devem tentar apoiar os demais grupos de cidades próximas na realização de seus treinamentos.
 
1º/2º SECRETÁRIOS DE APOIO AOS NÚCLEOS
Responsáveis por acompanhar os núcleos da ABU-BH, estando em constante contato com seus líderes e visitando-os pessoalmente, sempre que possível. Os secretários de Núcleos devem zelar pelo bom funcionamento deles, dando retorno à Diretoria e aos líderes sobre o seu desenvolvimento, respeitando a liberdade e individualidade de cada um deles. É desejável que um dos secretários estude no campus Pampulha, dado o número de núcleos neste local, e outro em uma unidade central.

Parece muita coisa? Fique tranquilo: quem dá conta da parte mais difícil não é a gente ;)
Se você quiser se candidatar ou indicar alguém, mande um email para ESTE endereço:  (diretoria_abubh@yahoo.com.br), especificando para qual cargo é a indicação e o porquê.
Qualquer dúvida (ou reclamação, vai saber!), podem escrever para este email também.


Neste momento, é hora de pararmos para refletir sobre o nosso papel como representantes do nosso Reino e ORARMOS para que pessoas dispostas ocupem os cargos.


O GB acontecerá no mesmo bat-lugar de sempre: Igreja Metodista Central, rua Tupis, 51, Centro de BH.
Até lá!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nosso dia!


Dia 5 de novembro é o Dia Mundial do Estudante! E sabe qual o melhor jeito de celebrar essa data? Orando com a IFES, a "ABU Mundial", pela missão estudantil!
Na página especial da organização, você pode compartilhar seus motivos de oração e orar pelos motivos de pessoas de todo o mundo. Na página da ABUB você também pode ver os motivos de oração nacionais do Brasil. Se você é um twitteiro, também pode ficar ligado nas mensagens globais seguindo o @worldstudentday e a @ifes.

 E se você gosta de orar, mas gosta mais ainda de inovar, a ABUB tem vááárias dicas criativas para celebrar o Dia Mundial do Estudante.

Viu? Motivo para participar não falta! Então não perca a oportunidade de mostrar que somos todos um corpo, com uma só Vida, servindo a uma Verdade e a um único Senhor. 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bate-papo de responsa

Ariovaldo Ramos, um dos grandes pastores e pensadores cristãos da nossa época, conversou com a jornalista Tábata Mori, ex-ABUense e colaboradora da Editora Ultimato, que também é uma grande parceira da ABUB. E o resultado ficou muito interessante! Missão integral, sonhos e esperanças foram abordados no bate-papo, com um som de fundo de dar inveja: passarinhos, vento calmo e aquele clima delicioso que só quem já visitou Viçosa sabe... 

Assista!

Cientistas cristãos

Confira mais um vídeo da II Semana do Cristianismo.