segunda-feira, 11 de abril de 2011

Livro da semana

Fala povo!

Pra quem não sabe, a ABU possui uma biblioteca com diversos títulos sobre variados assuntos da vida. Hoje, a Secretaria de Literatura tem uma dica de livro para os amantes da leitura e, principalmente, para os líderes e futuros líderes de núcleos. Aí vai:

>>> Salmos, orações do coração: 12 estudos bíblicos indutivos, de Eugene Peterson. 

Os Salmos nos mostram como podemos nos relacionar com Deus quando estamos com dúvidas, com medo ou até mesmo com raiva. Eles nos ensinam que é possível enfrentar as situações adversas com louvor em nossos lábios e confiança e esperança em nosso coração. Neles nós descobrimos quem realmente somos e o que Deus significa para nós.

Neste guia de estudo, temas como ódio, lágrimas, morte, pecado e problemas, entre outros, são abordados com sinceridade através de estudos bíblicos indutivos. Ou seja, a resposta a essas questões não virão prontas. Serão frutos de meditação na Palavra, tal como foi sugerido no Salmo 1.

Então, não perca tempo. Envie um e-mail para abubh.literatura@gmail.com e reserve este livro. Visite também nosso acervo completo aqui:https://spreadsheets.google.com/pub?key=0Aghv6OvTAgIpdHd3NGg5RjYtRng3X042eWNVMWtxVVE&hl=pt_BR&single=true&gid=0&output=html

Faça seu cadastro e atualize suas leituras.
#FICADICA

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de sua mão” (Salmos 19: 1)

Manoel Bandeira afirmou certa vez que “assim, na companhia paterna, ia-me embebendo dessa idéia de que a poesia está em tudo – tanto nos amores como nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas". Ora, é normal pensar que a poesia estaria nos nossos amores (aquilo que é grande para mim). Agora, nem sempre vemos a poesia nos chinelos, apesar da poesia ser feita de “pequeninos nadas”.

Essa afirmação muito nos lembra o Salmos 104. Nele, vemos que a glória de Deus é manifestada na criação e na conservação de todas as coisas - tanto nas grandiosas, como os céus, as águas, as nuvens, os ventos, os mares, como nas pequenas, o capim, a verdura, os pássaros, o vinho, o pão. Observando tanta beleza, é possível compreender a admiração do salmista, que proclama: “A glória do Senhor seja para sempre!” (Salmos 104:31).

Ocorre que nem sempre nós, cristãos, agimos assim. A espiritualidade moderna, nos dizeres de Guilherme de Carvalho, tirou Deus das coisas do mundo. Lá está Ele, na Igreja, na Bíblia, nos momentos diários de louvor, nas orações. Entretanto, agindo de forma individualista e imediatista com o meio à nossa volta, esquecemos que a criação reflete a Sua glória e soberania.

Não é por menos que Peter Singer critica a postura cristã com o meio ambiente. O autor afirma que nossa irresponsabilidade deriva da própria Bíblia que, em Gênesis 1:26-28, afirma que nos foi dado todo o domínio sobre todas as coisas. Ou seja, uma carta branca, como se superiores fôssemos, para tudo fazer nesse mundo.

Realmente, concordemos com o autor quanto a nossa irresponsabilidade. Temos esquecido o chamado em Colossenses 1:20 de reconciliação de todas as coisas, guardando nossa fé para nossas Igrejas e não refletindo em nosso planeta. Mas, isso não nos impede de criticar a interpretação de Singer do termo domínio.

Assim como a poesia não é o romance nem o poema, o Deus cristão não é a natureza. Esta manifesta sua glória, mas não se confunde com Ele. Isso não quer dizer que não devemos respeitá-la.  De fato, a palavra domínio não significa, como tenta nos fazer crer Singer, que possuímos uma autorização divina para fazer com o planeta o que quiser. Ao contrário, a Bíblia nos ensina que o universo foi criado para o deleite de Deus (Apocalipse 4:11). Além disso, Deus, ao usar a palavra dominar (kabash, em hebraico), não exclui o dever de cuidado também dado a Adão (Gênesis 2:15).

Dessa forma, a palavra domínio não deve ser entendida sem o conceito de mordomia, presente, desde os primórdios, nas sociedades judaico-cristãs. Esta enfatiza o cuidado e a conservação da Terra e vê a criação como um presente de Deus que deve ser administrado fielmente a Seu favor. Isso justificaria o interesse dos cristãos pela administração de nosso planeta e a ética da natureza. Claro, lembrando sempre que não basta ficar apreciando a criação de Deus. Ele mandou que cuidássemos dela!

Apenas entendendo nosso papel como cristãos perante a criação, mediante o qual Deus e o universo se diferem, e ao mesmo tempo se aproximam, poderemos desfrutar- e cuidar!- de nosso planeta. Tanto das coisas grandes quanto dos chinelos.

“Ame toda a criação de Deus, ela inteira e cada grão de areia nela. Ame cada folha, cada raio de luz de Deus. Se amar tudo, perceberá o mistério divino nas coisas”
Dostoievski

Quer saber mais? Leia Gênesis 1-2 e "Brincando de Deus- uma conversa sobre à ética na medicina e na tecnologia", editado por Tony Watkins.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Avante!



Nada melhor do que um bom treinamento de fim de semana pra tirar a armadura do guarda-roupa!

Por isso no sábado dia 16 (marque na agenda!) acontece o primeiro Treinamento Intensivo de Sábado (TIS) deste ano! O valor é R$10 (dez reais) e você pode fazer sua pré-inscrição neste exato momento e concorrer a um sorteio-surpresa!

Para participar, mande um e-mail para treinamento.abubh@gmail.com e informe os seguintes dados:
Nome completo: __________________________
Igreja: __________________________
Telefone: ( ) E-mail: ( ) ABS ( ) ABU ( ) ABP
Local de Estudo/Trabalho: __________________________


O treinamento vai acontecer na Igreja Batista do Barro Preto (Av. Augusto de Lima, 1962, Barro Preto).

Programação
O TIS vai tratar de temas super importantes que ajudarão nos estudos dos núcleos e no próprio entendimento de fé cristã. EBI (Estudo Bíblico Indutivo), EBI Zipado (EBI de 15-20min), EBI Criativo, Discipulado, Liderança, Mantendo a fé na Universidade, Como iniciar um grupo, Mordomia e Missão Integral são os tópicos do encontro. Sem contar o imperdível almoço!
As inscrições também poderão ser feitas no local.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fim do verão + ABU = Sorvetada!

Quinta-feira, 17 h. Sorvete até falar que chega, música boa e gente legal.
Para adquirir os ingressos é só procurar os núcleos da ABU, visitar a banquinha da dona Rosa no ICB ou ligar pra Polly (9865-2986).
E ainda tem o sorteio do aguardado-super-completo-kit-de-calouros-surpresa.
Perde não!