quinta-feira, 17 de maio de 2012

Abuso Sexual Infantil

A miséria social é quantificável, acessível aos órgãos públicos, embora os números não retratem a dor, a falta. Porém existe a miséria emocional, complexa e dificilmente quantificável.
Nesta direção temos crianças e adolescentes – em todas as camadas sociais – que são vítimas diária de abuso sexual (seja em qual nível for). São aquelas abusadas dentro de suas casas, pelas pessoas que deveriam protegê-las, outras que caem nas mãos de pedófilos e aquelas que são obrigadas a se prostituírem para comer, obrigadas pelas famílias e uma lista dolorosa demais.
Enquanto “igrejas” o que estamos fazendo? Será que olhamos além de nossas paredes bonitas para a dor do pequenino ou simplesmente nos escondemos e não nos importamos?
A criança (adolescente) que é abusado sexualmente tende a ser outro abusador, é um ciclo doentio que se perpetua. Precisamos possibilitar condições para que este ciclo se rompa: amor, compreensão, condições sociais e espirituais são fatores importantes. O trabalho não é fácil, mas o ser humano vale a pena! Foi por cada um desses que Jesus veio ao mundo, Mateus 18: 6 diz “Qualquer, porem, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.”, já pensou em trocar e ler qualquer que abusar sexualmente de uma criança ou adolescente....
Abuso sexual é crime!! Não interessa o nível desse abuso e nem quem o pratica, o crime continua o mesmo. Abusadores fazem vítimas diariamente, o medo, a culpa das vítimas e a falta de quem as escute ou a omissão daqueles que sabem fazem que o ciclo continue.
É hora da igreja colaborar para romper o ciclo e possibilitar que crianças e adolescentes possam aproveitar cada fase de suas vidas de maneira agradável.


Janaina Moutinho, psicóloga, líder de adolescentes da Oitava Igreja Presbiteriana de BH, autora do blog: www.janainamoutinho.blogspot.com