quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Manifesto da contra-cultura

Estudo da ABU-FAFICH bombante dessa semana!


21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.  22 Mas eu lhes digo que qualquer um que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer um que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. 23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’ e. 28 Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33 “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. 34 Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. 37 Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.
38 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente. 39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. 41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. 42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo a e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! 47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.


REFLETINDO...
1.Com quem Jesus fala? Qual é o contexto da passagem?
2. Quais frases e expressões aparecem repetidas vezes na passagem?
3.Em alguns casos “o que foi dito” não era exatamente o que estava na lei. Que efeito essas “modificações” aparentemente feitas pelos mestres da lei causaram?
4.Olhe as explicações de Jesus sobre cada mandamento. Em que suas considerações sobre eles implica?
5.Que mudança de paradigma a fala de Jesus causou para um judeu na época? E para nós, hoje?

Nenhum comentário: