domingo, 1 de novembro de 2009

Estudos


Da série “Compartilhando estudos...”: a galera da ABU-FAFICH não perdeu tempo e mandou o estudo que fizeram no dia 10 de setembro pra gente, que segue abaixo.
Quer compartilhar também? Mande o seu estudo para pablinefelix@gmail.com


Tema: LIBERDADE

Questões:
O que é liberdade?
Quem são as pessoas livres da Terra?
O que leva as pessoas a serem livres?
Como obter a verdadeira liberdade?
Estamos presos? A quê?
Porque o ser humano anseia por liberdade? Porque a liberdade é boa? O que a liberdade nos proporciona?
Quando precisamos de liberdade? A falta de liberdade leva à superficialidade nos relacionamentos?
Como a ausência de liberdade se relaciona com o prazer?

Citações:
“A liberdade diminui à medida que o homem evolui e se torna civilizado.”
(Salazar)

“Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.”
(Luis Fernando Veríssimo)

“A liberdade nunca é dada, ela é conquistada.”
Autor desconhecido

“O segredo da felicidade é a liberdade, e o segredo da liberdade é a coragem”
Thucidydides

Tudo que eu sempre quis foi ser livre pra viver/Livre pra pensar, livre pra dizer/Você me diz que tenho liberdade/Mas pra mim de nada vale/Se não posso vive-la na realidade
trecho de música de Los Toskos

“Eu vivo a vida na ilusão/entre o chão e os ares vou/sonhando em outros ares vou/fingindo ser o que eu já sou/ mesmo sem me libertar eu vou

trecho de música de Marcelo Camelo


Perspectiva Bíblica:
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jesus (Jo 8:32)
De acordo com essa passagem se CONHECERMOS a VERDADE seremos livres. O que é a VERDADE? Onde podemos encontrá-la?

“Se, pois, o FILHO vos libertar,  verdadeiramente sereis livre” Jesus (Jo 8:36)
De acordo com a Bíblia, o que é liberdade? Essa concepção é semelhante a da sociedade ocidental?
O que Jesus fez para que fossemos livres?
De acordo com a fala de Jesus, a liberdade é dada ou conquistada?

“Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” Apóstolo Paulo (2 Co 3:17)          
De acordo com a passagem acima em quais lugares há liberdade?
É possível haver liberdade genuína sem a presença de Deus em nós, já que Ele é o único que conhece e pode arrancar todas as raízes da prisão humana?

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (...) Porque vós fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” (Gálatas 5:1 e 13)
De acordo com essa mensagem quem produz a verdadeira liberdade no coração humano?
A expressão  “e não torneis” nos leva a entender que houve um momento no passado em que se estava debaixo de um jugo, o da servidão. Qual foi o evento contundente que permitiu aos destinatários tornarem-se livres?
Que servidão é essa que nos tira a liberdade?

“Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.” 2 Pedro 2:19
  O que a parábola do jovem rico nos diz sobre servidão? O jovem rico não era verdadeiramente livre?

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim para proclamar libertação aos cativos e a para pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61:1)



Nenhum comentário: