sexta-feira, 27 de maio de 2011

ABU na mídia

Religiosidade e convivência universitária

A Fafich e a Universidade em geral são espaço para o debate de ideias e das mais variadas formas de ver o mundo. Neste ambiente, a religiosidade também encontra espaço para se manifestar, assim como a crítica à religião. Diferentes grupos universitários promovem encontros acerca do tema na UFMG.

 Religiosidade e convivência universitária

Encontros ligados ao debate da religião acontecem no espaço da Universidade

Texto: Glauber Guimarães Foto: ABU-BH O debate de questões de cunho social, político e filosófico faz parte da busca da sociedade humana por um maior entendimento sobre si mesma. A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, abrigando cursos de Ciências Sociais, Filosofia e História, por exemplo, sempre foi um berço para este tipo de discussão, seja nas aulas, nos corredores ou em grupos organizados. Como se pode imaginar, nestes debates, diferentes ideias sobre o mundo, sobre a sociedade e variados temas que tangem o desenvolvimento dos seres humanos são questionados e colocados em conflito. Um destes grandes temas, por muitos considerado um tabu, é a religião. Presente sob várias formas em todas as esferas sociais, a religiosidade é assunto para inúmeras discussões e se manifesta também no ambiente acadêmico, com toda sua diversidade. Esta manifestação pode se dar através de atos individuais, como a utilização de determinados símbolos, por exemplo, ou mesmo através de grupos organizados, que buscam construir, dentro da Universidade, espaços de convivência e troca de ideias entre pessoas que compartilham uma crença. Este é o caso da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABU), grupo de discussão ligado ao Cristianismo que se espalha por todo o país.
...
Galera, essa é a introdução da matéria que saiu no site do curso de Comunicação Social da UFMG sobre a religião no ambiente acadêmico.
Quem escreveu foi o Glauber, aluno do curso e ficou bem bacana! Mas pra deixar vcs curiosos, não vou postar ela inteirinha.
Para acabar de ler, é só clicar aqui.

Nenhum comentário: