sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vamos Pensar sobre: esperar e ansiedade?

“Esperando o trem que já vem”

Todos nós temos que esperar algo em algum momento da vida. Não exagerando, acredito que todos os dias passamos por um teste de espera. É o transporte, o salário, o jantar, a prova, a apresentação de um trabalho, o nosso aniversário, o Natal... ou até mesmo de coisas mais complexas, relacionadas ao nosso futuro (vida profissional/ acadêmica, relacionamentos...)

Somos semelhante a uma pessoa que espera um trem. Enquanto espera o transporte chegar, o medo, as dúvidas e a ansiedade tomam conta dos nossos sentimentos.

Chico Buarque aborda essa temática em uma de suas canções. Na música “Pedro Pedreiro” tem-se um personagem simples, um trabalhador que vive esperando algo. Vejamos alguns trechos:

Pedro pedreiro penseiro esperando o trem(...)/E a sorte grande do bilhete pela federal todo mês/ (...) esperando o sol/ (...) esperando aumento para o mês que vem/ Esperando a festa, esperando a sorte/E a mulher de Pedro, esperando um filho prá esperar também/ (...) Pedro pedreiro tá esperando a morte/ Ou esperando o dia de voltar pro Norte(...)/ Esperando um filho prá esperar também/ Esperando a festa, esperando a sorte(...)/ Esperando o dia de esperar ninguém, esperando enfim, nada mais além... (vídeo: http://youtu.be/IcJynu-HBk4)

Assim como qualquer pessoa, Pedro Pedreiro tem dilemas em esperar... ele sabe que não conseguirá sair desse ciclo, mas ele tem que esperar... não há outra escolha!

“Pedro não sabe mas talvez no fundo espere alguma coisa mais linda que o mundo/ Maior do que o mar/ mas, prá que sonhar se dá o desespero de esperar demais?”

Esperamos coisas simples e também coisas tão grandiosas que nem sabemos realmente o que estamos esperando (e se realmente estamos esperando). Assim como Pedro, vivemos a esperar “algo mais lindo que o mundo e maior do que o mar”. Deste modo, fica-se uma pergunta: “Afinal, porque esperamos?”

O escritor italiano vencedor do Nobel, Pavese, cita sobre o tema:

"É uma coisa grande o pensamento de que nada seja a nós devido. Alguém acaso jamais nos prometeu algo? Então, por que esperamos?”

Esperamos porque é da nossa natureza esperar. Ao contrário do que Pavese afirma, temos uma promessa, ou melhor, só na Bíblia há mais de 3.500 promessas para nós. E maior que essas promessas, é o seu Autor!

Mas como será que estamos esperando?

Vejamos como dois homens, Davi e Miquéias, esperaram:

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro.” SL 40.1

“Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” Mq 7:7

Como podemos ver nesses trechos, tudo começa a partir de uma ação nossa: a espera! Depois nós escolhemos em quem por a confiança (eles colocaram no Senhor e como resposta, foram ouvidos, ou seja, o trem que eles esperavam chegou)...

Assim acontecerá com a gente também. Se algo esperamos, esperemos em Deus! Se colocarmos a confiança mais nEle do que na nossa própria sorte, no nosso próprio mérito, Ele nos exaltará no tempo devido. Portanto, devemos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1Pe 5: 6-7). Essa é a esperança que vale a pena.

Que possamos saber esperar no Senhor, afinal, as promessas dEle são a nossa esperança (Sl 119:49).

“Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” Romanos 15:13

Ludmila Esteves

- Reflexão sobre o Debate Bíblico Online do dia 12/05/2011 (debatebiblicoonline@hotmail.com)

Nenhum comentário: