quinta-feira, 5 de maio de 2011

SURPRESA!

Eu tenho uma capacidade imensa de imaginar coisas, talvez por isso eu não sonhe tanto, afinal, eu vivo sonhando. Cansei de imaginar maneiras de alcançar meus sonhos. Mas por que eu cansei se é tão bom “viajar”? Porque eu sempre me surpreendia com uma opção inédita, a opção de Deus, afinal é Ele quem guia minha vida.

Imagine um ponto de luz no alto de um monte, você está bem longe, mas sabe que tem que chegar lá. Durante todo esse caminho, você imagina como o alcançar e se prepara. Pensa em levar uma corda, um canivete, uma lanterna, talvez um isopor com comida… Durante o caminho você usa isso tudo, mas não da maneira como havia pensado. A corda, que seria pra descer um penhasco, você usa para atravessar um precipício (que nem o Tarzan!). Com o canivete você faz uma escultura de madeira, para lembrar dos momentos de desespero... E pelo caminho descobre um rio, você não esperava ter que atravessar um rio, mas você tinha o isopor da comida! E ele te serviu de bóia… no fim, apesar de você ter se preparado para situações específicas, foi tudo diferente, mas seu preparo não deixou de ser essencial. E quando chega lá descobre que aquela luz está na torre de um castelo, onde esperavam que alguém de terras distantes viesse. Eles tinham tido um sonho sobre isso, assim como você. No fim todo mundo se surpreende, não com o que aconteceu, mas como aconteceu.

É como foi com um paralítico no tanque de Betesda, olha só:

“Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.“ João 5:2-9

O paralítico viu a “luz no alto do monte”, era a cura onde necessitava chegar. E ele correu atrás! A possibilidade que ele tinha era o tanque, para o qual ele dedicou grande parte da sua vida. Mas não foi pelo tanque que ele foi curado… só que ele tinha que estar ali, senão não teria encontrado Jesus.

Jesus viu a necessidade daquele homem, foi à essência da sua busca e correspondeu a essa expectativa! Ele não precisou do agitar das águas, antes, a resposta estava bem a sua frente! Surpreendente!

Rafaela Mattoso- Reflexão pós Debate Bíblico Online (debatebiblicoonline@hotmail.com)

Nenhum comentário: