terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pé direito

Não que Jesus precise, mas a primeira palestra da Semana do Cristianismo veio “Em defesa de Cristo” com o doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Stuttgart e professor do CEFET-MG Marco Aurélio Bernardes. A palestra aconteceu às 18h na Escola de Engenharia da UFMG, e reuniu um bom grupo de estudantes. Começamos com o pé direito.





Baseando-se no livro homônimo “Em defesa de Cristo”, de Lee Strobel, Bernardes defendeu a veracidade histórica da Bíblia e, recuperando um argumento utilizado por C. S. Lewis (autor de vários livros, entre eles As Crônicas de Nárnia) no livro “Cristianismo Puro e Simples”, disse haver algumas formas de se encarar o personagem Jesus Cristo. A citação feita na palestra à reflexão de Lewis merece reprodução:


Estou disposto a aceitar que Jesus foi um grande mestre da moral, mas não aceito Sua reivindicação de ser Deus”. Isso é algo que não devemos dizer. Um homem que foi somente um homem e disse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria um grande mestre da moral. Ou Ele seria um lunático - no nível de alguém que diz que é um ovo escaldado - ou então Ele seria o próprio diabo. Você tem de fazer sua escolha. Ou este homem era, e é, o Filho de Deus; ou então um louco ou algo pior. Você pode tachá-lo de bobo, cuspir nEle e matá-lo como um demônio; ou cair aos Seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não me venha com qualquer tolice condescendente sobre Ele ser um grande mestre. Ele não deixou essa possibilidade aberta para nós. Não foi essa Sua intenção.”
(Cristianismo Puro e Simples, de C. S. Lewis)

Para o estudante Anderson Baeta, a palestra foi bastante clara no que se propôs a defender: “baseado em dados históricos, o palestrante falou da veracidade das escrituras com argumentos claros e bastante racionais. Levantou a questão de como a Bíblia deve ser tratada – como Palavra de Deus ou como uma reunião de lendas e mitos – e após um estudo comprobatório, falou do fato de que não há a possibilidade de encararmos Jesus como nada além do Unigênito de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo”.

Essa foi a palestra de abertura da Semana do Cristianismo na UFMG, que acontecerá até o dia 10 de outubro.

  
NA TERÇA TEM:
- Palestra com o jurista, professor e Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais Rogério Greco. Na Faculdade de Direito da UFMG, no auditório NIEPE às 11h10, sobre a “Evolução do Direito Penal”.
- Palestra com o estudante de Direito da PUC Minas, pastor da Igreja Batista Getsêmani e autor do livro “Mais que um mártir”, entre outros, Davi Lago. No auditório Azul da FAFICH, às 12h, sobre “A historicidade de Jesus”.
- Palestra com o jornalista, fundador da revista Ultimato e pastor da Igreja Presbiteriana de Viçosa, Rev. Elben M. L. César, sobre a “Propaganda de Deus”. No auditório 2 do ICEx, às 16h30.
- Palestra com o fotógrafo Isaac Boy de Souza com o tema "Uma abordagem racional da Bíblia?". No auditório 2 do ICEx, às 19h.
- E o mais legal de todos: palhaçadas com o Palhaço Lamparina, no Bandejão, às 12h30.

Não perca!

Um comentário:

Zig disse...

Cara, que pena que não fui!