quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Quanta palhaçada

A terça-feira foi movimentada na Semana do Cristianismo!
A Faculdade de Direito da UFMG abriu a programação do dia, com uma palestra sobre a "Evolução do Direito Penal" com o Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais e autor renomado de livros da área jurídica, Rogério Greco. “Ele fez uma análise crítica da forma como o Direito Penal tem evoluído atualmente, copiando o modelo estadunidense na extensão cada vez maior da pena privativa de liberdade, que não resulta em melhorias na sociedade e, no Brasil, causa superlotação e tratamento desumano aos presidiários, que não são preparados para a ressocialização. Achei muito interessante, foi uma análise bem contextualizada por quem conhece do assunto”, comenta a estudante de Direito Fernanda Bittencourt. Sobre a recuperação e ressocialização daquelas pessoas que cometeram crimes, o jurista destacou a inigualável eficiência do Cristianismo sobre as pessoas, que tem se mostrado como, talvez, a única maneira de realmente transformar a vida e o caráter de pessoas nessa condição. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes.

No campus Pampulha, a primeira palestra do dia foi liderada pelo estudante de Direito da PUC Minas, pastor de jovens da Igreja Batista Getsêmani e autor de livros como “Mais que um mártir”, “Salva-vidas” e “Investigando Jesus”, Davi Lago. Esse último livro serviu de base para que ele expusesse fatos sobre “A historicidade de Jesus”, tema abordado no auditório Azul da FAFICH.

Na hora do almoço, uma brincadeira diferente no ICB. Às pessoas que comiam distraidamente seu feijão e arroz de cada dia puderam ver, de súbito, o palhaço Lamparina os observando. “Ele veio andando de suspensórios, chapéu côco e disse que quem beber da água que cai da tenda do circo vira palhaço”, disse o estudante de Psicologia Allan Pehsoberbo, presente no evento. Lamparina certamente já tomou dessa água. Representando o imenso amor de Deus e demonstrando o sacrifício maior de Cristo, Lamparina se colocou no lugar de nosso voluntário-inconsciente e mostrou que, mesmo estando próximos, ele preferiu receber o nosso castigo – na cena, um ovo na cabeça - para que fôssemos atingidos: o ovo, na verdade, estava somente a casca.

A terceira palestra do dia foi com o jornalista Elben César, pastor da Igreja Presbiteriana de Viçosa, sobre “A propaganda de Deus”. Partindo do pressuposto da existência de Deus, o rev. Elben falou – através de aforismos - que a natureza, o homem, a Bíblia e a Cruz fazem propaganda de Deus através de sua beleza. Ele lembrou que esta propaganda, isto é, a Sua obra, está aí para que, "quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!", como relata as Escrituras.

A última palestra da terça-feira seguiu bem os moldes de pensamento do ICEx: racionalidade. Intitulada "Uma Abordagem Racional da Bíblia?", com Issac Boy de Souza, foi uma oportunidade de apontar o caminho das pedras para se alcançar o conhecimento de Deus. O preletor mostrou, a luz do método científico, como os princípios bíblicos devem ser compreendidos e utilizados.
Com igual sucesso, mostrou uma serie de fundamentos e evidências da confiabilidade das escrituras. O estudante de Engenharia Mecânica Ivo Fagundes esteve presente na palestra e descreve sua percepção da palestra: “Foi de fato uma palestra que fez jus ao nome da UFMG por seu caráter investigativo, livre de exageros, sóbrio e pautado em uma busca sincera da compreensão de Deus e do homem. Como estudante do ICEx, achei bastante plausível a exposição”.
A palestra contou com a presença do Prof. Bismarck, atual diretor do ICEx e candidato à reitoria, e um público de aproximadamente 35 pessoas.

QUARTA-FEIRA TEM:
- Palestra “Ciência e Sabedoria”, com a doutora em Medicina pela Johannes Gutemberg Universitaet Mainz, da Alemanha e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Eugenia Ribeiro Valadares (http://lattes.cnpq.br/4554170778852492). Na sala 018, às 12h.
- Palestra com Rodolfo Amorim, graduado em Relações Internacionais (PUC-MG), com uma especialização em Gestão de Segurança (PUC-MG) e mestre em Sociologia Organizacional (UFMG), sobre “Arte, Imaginação e Fé”. No auditório Azul, às 12h, na FAFICH.
- Show com a banda Palavrantiga, às 17h30, na plataforma do ICB

3 comentários:

Dani Lucas disse...

A Semana tá bombando \o/

Tem post sobre a palestra de hje no blog da ABU Saúde, se quiserem, podem copiar aqui...ou só indicar o link, sei lá, rs.

bjs!!

Fernanda disse...

Vale a menção de que teve palestra no Direito tb!
Adoooro essa idéia de ficar isolada do campus, ontem depois do show do palavra antiga foram faladas todas as palestras que ainda vão acontecer.. no campus!

Pabline Felix disse...

Poizé, galera!
Como a menina dos posts, peço desculpas e juro que logo acrescento coisas aqui dos vossos núcleos!

Sorry! ^^