Presentes, cartões, ceia... o sentido do Natal é muito maior do que isso: trata-se da representação do nascimento de Jesus, o Salvador dos homens e Filho de Deus. É o cumprimento de uma série de promessas. É o início da vida dAquele que dividiu a história, e que nos deu acesso livre ao nosso Pai.
Este é o verdadeiro presente. Lembre-se de dividi-lo neste Natal!
A ABU-BH deseja para todos um excelente Natal e ótimas festas.
“Por causa das tenras misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”. Lc 1. 78 e 79
A vinda de Jesus é a maior celebração de nossas vidas!
Alegramo-nos por tão imensa graça de nosso Deus!
Pois seu nome, Jesus, é a nossa redenção: o Senhor salva e livra seu povo do pecado! Ele é o Deus Emanuel que veio, está conosco hoje e jamais nos abandonará. O Messias, o Ungido, é o Rei anunciado pelos profetas, do Reino que jamais terá fim.
O nascimento de Cristo é a melhor notícia que poderíamos receber. Já somos cidadãos de seu Reino Eterno e sua presença é real em nossas vidas. E por sua morte recebemos o consolador, aquele que nos guia e nos edifica, o Espírito Santo.
Neste Natal queremos compartilhar nossa alegria e esperança pela vinda do Salvador, motivo de nossa missão. Vivemos e trabalhamos por este Reino Eterno!
Gostaríamos que você orasse conosco, louvando a Deus pelo nascimento de Jesus, o Deus que se tornou homem, e pela vida de estudantes, profissionais, obreiros e todos que apóiam a ABUB.
Temos visto os testemunhos de crentes fiéis, que entregam sua vocação, disposição e sonhos a Deus. Entregam a vida e “seu todo” para o cumprimento do Reino e esperam o retorno do Rei, que em breve virá.
Interceda pela missão no campus! Ore pela vida de estudantes que se comprometem a anunciar a obra redentora de Cristo. Que como o Deus encarnado, aprendam a viver e amar, sofrer e compadecer! Clame pelo fortalecimento e surgimento de grupos locais e núcleos nas escolas e universidades.Ore pelos grupos de profissionais. Que eles também vivam o evangelho de Cristo de modo integral, servindo ao Reino com suas profissões e testifiquem em seus locais de trabalho o Rei a quem servem.
Agradeça por tudo o que Senhor tem feito em nossas vidas. Pelas vidas salvas, e por estudantes e profissionais que cresceram na compreensão do evangelho, reconhecendo seu chamado missionário.
Desafios - Temos muitos desafios para o próximo ano. Um deles é o Congresso Nacional, cujo tema será “Uma só vida, uma só verdade, um só Senhor”, e ocorrerá dos dias 10 a 17 de julho em Belo Horizonte. Outro desafio é a nossa busca por sustentabilidade financeira, tanto da ABUB como da ABU Editora. Investimentos têm sido feito e agora esperamos que Deus nos supra e que possamos ter solidez financeira. Não deixe de interceder por isso. Este é um sonho de anos!
A ABUB continuará a colaborar com o Conselho Nacional de Juventude. Tivemos o privilégio de sermos reeleitos como conselheiro neste órgão consultivo da Presidência da República de nosso país. É uma grande responsabilidade e desafio para ouvirmos e servirmos nossa sociedade. Ore por este privilégio que nos foi concedido.
Conselho Diretor e Instituto de Preparação de Líderes - Em janeiro teremos estes dois importantes eventos nacionais. Interceda pelas decisões e planejamentos do Conselho, bem como pelos 70 jovens que dedicarão este verão a crescer no conhecimento do Senhor e de Sua missão.
Damos graças a Deus por sua intercessão ao longo deste ano. Desejamos que a luz de nosso Senhor Jesus esteja plenamente em sua vida e que o guie aos caminhos de paz.
(Texto publicado pelo boletim Intercessor da ABUB)
Você descobre que o ano acabou mesmo quando começa a ouvir a palavra “retrospectiva”. Isso é uma coisa típica. Só perde mesmo para o especial de fim de ano do Roberto Carlos, que é mais típico ainda. Mais típico até do que Papai Noel.
Em 2009, não dá pra esquecer a posse de Barack Obama, a crise de gripe suína ao redor do mundo, a morte de MJ, o acidente de Massa por causa do Barrichelo, A MORTE DO LOMBARDI!, mais denúncias de fraudes em Brasília, o Flamengo campeão... tantas coisas!
Para a ABUB também foi um ano de muitos acontecimentos. Foram várias as oportunidades de trabalharmos para o Reino dentro da Universidade e, em muitas delas, honramos o nome do nosso Salvador.
Veja abaixo a lista das nossas atividades em 2009:
1 - Recepção dos calouros do 1° semestre de 2009
2 - CR (Conselho Regional) em Ouro Preto (MG)
3 - Sorvetada no 1° semestre
4 - TIFS (Treinamento Intensivo de Final de Semana) no 1° semestre
5 - ERA (Encontro Regional da ABS) em BH
6 - ExpoCristã
7 - Encontro de universitários da Getsêmani, no 1° semestre
8 - Festa de Encerramento do 1° Semestre
9 - CF (Curso de Férias) em Viçosa
10 - Recepção dos calouros do 2° semestre de 2009
11 - Sorvetada no 2° semestre
12 - Semana do Cristianismo
13 - TIFS (Treinamento Intensivo de Final de Semana) no 2° semestre
14 - Seminário da Getsêmani (10 mitos sobre o Cristianismo)
15 - AcampABU
16 - CR (Conselho Regional) em Anápolis (GO)
17 - Festa de Encerramento do 2° semestre
Além disso, nós:
18 - Criamos esse digníssimo blog \o/
19 - Fizemos um montão de contatos na Semana do Cristianismo \o/ e provamos que igrejas e ABU podem, sim, se dar muito bem, e trabalhamos em conjunto na produção da Semana do Cristianismo
20 - Criamos várias comissões de organização dos eventos da ABU-BH, que desafogaram a Diretoria e garantiram excelentes organizações de eventos
21 - Definimos um formato legal de GB \o/
22 - Criamos uma lista de e-mails da diretoria \o/
23 - Conseguimos eleger a nova diretoria com segurança e certos de que foram escolhidas as pessoas certas
No início desse ano, NUNCA imaginaríamos que fosse possível fazer tanta coisa! Só Deus sabe quantas vezes cogitamos desistir de vários desses pontos aí de cima, por medo de que pudéssemos passar vergonha por faltar de organização. Mas Ele foi fiel e nos encorajou a tentar, e não é que tudo deu certo?
Estamos muito gratos a Deus – e a vocês, ABUenses, que nos ajudaram tanto! – por todas essas coisas dadas ao nosso grupo e à região centro-oeste da ABUB.
Recebam os votos de Feliz Natal e ótimo Ano Novo da Diretoria 2009 da ABU-BH!
Queridos irmãos, É com muita alegria que dividimos essa notícia com vocês!
A ABUB foi reeleita no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e permanecerá com a titularidade e suplência pelos anos de 2010/2011. Agradecemos muito pelas orações! Louvamos a Deus pela disposição, sabedoria e ousadia que o Senhor deu a nossa irmã Morgana Boostel. Que Deus continue a nos abençoar nos próximos anos que se seguem, e que possamos colaborar para a criação e efetivação das políticas públicas de juventude em nosso país. Outra boa notícia é que a Rede Fale também foi eleita, sendo suplente em 2010 e titular em 2011.
Em Cristo, Giovanna Amaral
Comunicação da Aliança Bíblica Universitária do Brasil
Provas finais atolando a cabeça, núcleos sumindo de repente e um tanto de gente se perguntando se não vai ter nem um GBzinho de encerramento. Então saibam que "ceus pobremas se acabaro-se!" (CREYSSON, Seu, 2004)
Eci eu agarântio! !
Seu Creysson sobre este artigo
A festa de encerramento do semestre será no próximo sábado, 12/12 (que data legal, né!), a partir das 16hrs. Será na casa do Jonathan (ABU-ICB) e do Raphael (ABS-CEFET), no bairro Santa Inês. Para pegar o endereço certinho, só mandar um email para pablinefelix@gmail.com ou fbpcoelho@gmail.com.
Ah, e quanto é?!
Resolvemos fazer de um jeito diferente desta vez. Cada pessoa vai levar alguma coisa para nosso lanche... Tipo como acontece no GB, mas mais caprichado, né! Encerrar o ano só com chips é meio triste!!!
Não vamos dividir o que "meninos" e "meninas" vão levar. Usem a criatividade: sanduíche, salgadinhos, salpicão, macarrão, churrasco (haha!), salada, sorvete, torta, bolo, pão de queijo, refrigerante, suco, enfim... o que vocês quiserem.
This Thursday a new group will begin at the Arts School, at the campus of UFMG.
All of you are invited to study the Bible once more, but now in English. The meetings shall start at 11:00, at the first floor of the building.
To arrive at the meeting place enter the school and turn left. The meeting shall happen under 2 big trees close to two tables in the open (the place is kind of hidden, so if you don't find us, just scream as loud as you can "Have mercy on me!" and if an Angel doesn't appear to rescue you, then you are probably helpless).
Você já deve saber, mas nunca é tarde para lembrar. A ABU não é só esse núcleo aí do lado da sua sala, que se reúne uma ou duas vezes por semana, organiza sorvetadas e acampamentos e tem uma galera muito louca querendo fazer da Verdade o principal parâmetro para a vida, acadêmica ou não.
A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (nome completo) está inserida num movimento missionário estudantil mundial, denominado International Fellowship of Evangelical Students (IFES), que assim como o núcleo regional e nacional, com seus CFs e IPLs, também faz encontros para discutir e compartilhar as alegrias e preocupações do trabalho com estudantes.
Abaixo, compartilhamos (em inglês, ok...) um comunicado enviado pela diretoria mundial de comunicação sobre o último encontro.
"Dear friends
Earlier this month, 80 people from 30 countries gathered to attend the IFES Europe Evangelists Conference in Austria. They were mostly from Europe but a few people came from as far as Central Asia, South Pacific and North America to observe. This is the second conference of its kind and aims to develop public evangelism in the different countries.
Immediately following the conference, teams were partnering with different IFES movements in publicly communicating the gospel in universities in six cities of Europe: Budapest University in Hungary, Prague University in the Czech Republic, Ljubljana University in Slovenia, Vienna University in Austria, Belgrade University in Serbia, and Skopje University in Macedonia.
Some friends from Slovenia wrote after the event: ‘A highlight of the trip was the lecture at the philosophical department for 30 students and three professors at the university. The theme was "The New Atheism" and the response was very positive - the professors actually asked if we could come back! A team member prayed with one girl who became a Christian. Praise the Lord!
‘The second highlight was the public debate at the university in Ljubljana. It was held in a small room, with about 50 chairs, but became packed with 80 students. The debate went well; the Christian students were encouraged and a number of non-Christians challenged.’
Over the last couple of years, a total of 130 people have attended the Evangelists Conferences. Pray that 50 of them will become public evangelists for universities in Europe, strengthening the ministry of the 25 people who are already working in that area. Pray too for God’s direction and blessings on the plans to develop similar programs for Eurasia, and possibly for the South Pacific and Canada too.
Thank you for your continued prayers,
Anja Rajaobelina, IFES Global Communications"
Lembre-se de incluir isso nas suas orações, e que Deus sempre mande mais trabalhadores para a sua Seara. Boa semana!
TESOURARIA Ivo (Eng. Mecânica) Luiz Márcio (Ciências Atuariais)
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Bárbara (Letras) Renata (Turismo)
SECRETARIA DE LITERATURA Moisés (Ciência da Computação - graduado) Jéssica (Eng. Elétrica)
COORDENAÇÃO DE ABS Karoline (Fonoaudiologia - graduada) José Rafael (secundarista Coltec)
SECRETARIA DE ORAÇÃO Allana (Psicologia) Gabriela (Medicina)
SECRETARIA DE TREINAMENTO: Marcus Rafael (Eng. Mecânica) Jonathan (Ciências Biológicas)
Agradecemos a disposição de todos os que compareceram e que estiveram orando para Deus abençoar essa decisão. É sempre bom lembrar que, embora haja uma diretoria composta para dirigir os trabalhos e dar maior organização e eficiência aos trabalhos, todos nós somos partes de um mesmo corpo e podemos contribuir muito para que seja, a cada dia mais, alcançado o objetivo do grupo, que é levar os nossos colegas a conhecerem o amor redentor de Deus. Lembrem-se de orar a Deus em agradecimento dessas vidas dispostas e que Ele seja o guia das ações da ABU-BH.
As eleições da Diretoria 2010 foram marcadas: serão no próximo sábado, 21/11, às 15h, na Igreja Metodista Central.
Lembramos a importância da presença GERAL da ABUBH!
Todos aqueles que, de certa forma, estiveram participando das atividades da ABU em 2009 ou têm a intenção de participar em 2010 devem participar também desse momento tão importante para o grupo.
Vamos orar para que o Senhor direcione essas eleições
Já pensou em fazer parte da Diretoria 2010?
A ABU depende da boa vontade de estudantes dispostos a trabalhar pelo e para o ministério estudantil. Se você acha que tem esse foguinho de disposição dentro do peito, não hesite em alimentá-lo!
Conheça os cargos da ABU-BH e suas funções:
Presidente: responsável por presidir as reuniões da diretoria, assinar qualquer documento que tenha o nome da ABUBH como uma das partes e representar a ABUBH perante terceiros, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas.
Vice-Presidente: Substituir o Presidente quando esse estiver ausente, auxiliar o Presidente, e assumir a Presidência no caso de vagar o cargo.
1° e 2° Secretários: Preparar os relatórios enviados aos Conselhos Regionais, preparar relatórios das reuniões da diretoria a fim de informar a ABUBH sobre as decisões tomadas, assumir a presidência no caso da ausência do Presidente e do Vice, mandar emails para a lista da ABUBH avisando das reuniões do Grupo Base.
1° e 2° Tesoureiros: Cuidar com maestria dos recursos financeiros da ABUBH, prestar relatório junto ao Conselho Regional sobre as movimentações financeiras da ABUBH.
Secretaria de Literatura: Cuidar dos livros pertencentes à ABUBH, controlar os empréstimos a ABUenses, cuidar das vendas e compras de livros da ABUBH e, assim, zelar pelo caixa da Secretaria de Literatura.
Secretaria de Oração: Responsável por organizar as reuniões de oração, vigílias e convocar os membros da ABUBH para orar pelo movimento, também deve organizar as escalas de oração para os eventos organizados pela ABUBH.
Secretaria de Treinamento: Responsável por organizar treinamentos dentro de Belo Horizonte tanto para criação de um núcleo quanto para capacitação de líderes previamente acompanhados, o que inclui convidar pessoas para darem a palavra na reunião do Grupo Base. Responsável também por, se houver necessidade, organizar viagens a cidades que requerirem treinamentos micro-regionais junto a ABU CENTRO-OESTE quando próximas a BH.
Secretaria de Comunicação: Responsável pela divulgação da ABUBH dentro de BH, nas igrejas, escolas ou outras instituições, seja por cartazes, folders, entre outros.
Cargos de ABS: esses cargos são muito importantes, uma vez que a Aliança Bíblica Secundarista em BH está bem fraca; seus ocupantes devem se dedicar a reestruturá-la, buscando divulgar a ABS nas igrejas aos adolescentes, buscar contato com os participantes dos clubinhos já existentes nas escolas, realizar treinamentos e eventos específicos para a ABS, etc.
Mande o seu nome para diretoria_abubh@yahoo.com.br se você tem interesse em participar da diretoria em 2010, colocando no assunto do email ou ao longo do corpo qual secretaria ou cargo pretende ocupar.
Se algum lance te preocupa te deixando na “deprê”...
NÃO ESQUENTE A CABEÇA!
E esqueça
Ligue a TV Vá ao GB!
Sabe porquê?
Porque hoje é sábado!
Depois de uma enxurrada de eventos, nosso querido GRUPO-BASE estará de volta neste "sábado-sábado-sábado-sabadabado" (MENEGHEL, Xuxa. 1996). Repasse dos núcleos, oração e o bom e velho papo com a galera mais legal de todas - uh, é ABU!.
Da série “Compartilhando estudos...”: a galera da ABU-FAFICH não perdeu tempo e mandou o estudo que fizeram no dia 10 de setembro pra gente, que segue abaixo.
Quer compartilhar também? Mande o seu estudo para pablinefelix@gmail.com
Tema: LIBERDADE
Questões: O que é liberdade?
Quem são as pessoas livres da Terra?
O que leva as pessoas a serem livres?
Como obter a verdadeira liberdade?
Estamos presos? A quê?
Porque o ser humano anseia por liberdade? Porque a liberdade é boa? O que a liberdade nos proporciona?
Quando precisamos de liberdade? A falta de liberdade leva à superficialidade nos relacionamentos?
Como a ausência de liberdade se relaciona com o prazer?
Citações: “A liberdade diminui à medida que o homem evolui e se torna civilizado.” (Salazar)
“Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo.”
(Luis Fernando Veríssimo)
“A liberdade nunca é dada, ela é conquistada.” Autor desconhecido
“O segredo da felicidade é a liberdade, e o segredo da liberdade é a coragem” Thucidydides
“Tudo que eu sempre quis foi ser livre pra viver/Livre pra pensar, livre pra dizer/Você me diz que tenho liberdade/Mas pra mim de nada vale/Se não posso vive-la na realidade”
trecho de música de Los Toskos
“Eu vivo a vida na ilusão/entre o chão e os ares vou/sonhando em outros ares vou/fingindo ser o que eu já sou/ mesmo sem me libertar eu vou”
trecho de música de Marcelo Camelo
Perspectiva Bíblica: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jesus (Jo 8:32) De acordo com essa passagem se CONHECERMOS a VERDADE seremos livres. O que é a VERDADE? Onde podemos encontrá-la?
“Se, pois, o FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livre” Jesus (Jo 8:36) De acordo com a Bíblia, o que é liberdade? Essa concepção é semelhante a da sociedade ocidental?
O que Jesus fez para que fossemos livres?
De acordo com a fala de Jesus, a liberdade é dada ou conquistada?
“Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” Apóstolo Paulo (2 Co 3:17) De acordo com a passagem acima em quais lugares há liberdade?
É possível haver liberdade genuína sem a presença de Deus em nós, já que Ele é o único que conhece e pode arrancar todas as raízes da prisão humana?
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (...) Porque vós fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” (Gálatas 5:1 e 13) De acordo com essa mensagem quem produz a verdadeira liberdade no coração humano?
A expressão “e não torneis” nos leva a entender que houve um momento no passado em que se estava debaixo de um jugo, o da servidão. Qual foi o evento contundente que permitiu aos destinatários tornarem-se livres?
Que servidão é essa que nos tira a liberdade?
“Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.” 2 Pedro 2:19 O que a parábola do jovem rico nos diz sobre servidão? O jovem rico não era verdadeiramente livre?
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim para proclamar libertação aos cativos e a para pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61:1)
A caminhada universitária nem sempre é fácil. Muitas vezes nos sentimos desanimados, cansados ou simplesmente sem tempo para dedicar a qualquer outra coisa. Nesse momento, frequentar as reuniões de um núcleo de estudo bíblico parece perda de tempo. Quem quer ouvir sobre algum outro ensinamento que não aquele que vai cair na prova?
No topo da nossa sabedoria, focar nos estudos parece a decisão mais acertada mas, a longo prazo, vemos que não vale a pena tanta "bitolação". Porquê? Primeiro, porque o mundo não se restringiu à prova. Milhares de outras coisas super legais estão acontecendo à nossa volta e merecem um pouquinho de atenção. Segundo, porque o que parece um astuto aproveitamento de tempo vai resultar num acúmulo de informação e causar um baita cansaço mental que, no fim das contas, pode até nos atrapalhar na hora do exame. Terceiro, porque saúde envolve, sim, relacionamento, e uma conversa descontraída com os amigos rende um renovo de verdade e até um bom colega de estudo. Já pensou?
A ABU acredita ainda num outro ponto: quando você faz um esforcinho pra aprender um pouco mais de Deus e se aproximar Dele, Ele fica tão feliz que vai se achegar muito mais a você. E, com certeza, a companhia do Criador das leis da Física ou da Filosofia faz uma diferença e tanto! Mais do que isso, estamos certos de que Ele está no controle da situação, e que mesmo uma nota baixa na última prova de Cálculo não é o fim do mundo. Mesmo. Para tudo há uma razão.
Enquanto uns estão atolados no meio de tantos compromissos e preocupações, outros descansam na vontade e confiança de Deus. Na FUMEC temos um bom exemplo disso: mesmo apertados com provas e coisas da faculdade, alguns estudantes decidiram abrir um núcleo da ABU pra compartilhar as boas novas com os colegas.
Depois de uma visita ao Grupo Base (GB), Jairo Lopes reuniu alguns colegas cristãos para começar a fazer estudos bíblicos na universidade. "Quando contei da minha intenção, muitos ficaram contentes e começaram a perguntar:'Que dia começa?'. Ainda não fizemos nenhuma divulgação, mas já na primeira reunião tivemos a participação de 12 pessoas! Tivemos até o apoio de um professor sociólogo, que disse que estaria conosco", conta ele.
As reuniões estão acontecendo às quintas-feiras, no horário do intervalo, na sala 616 da FEA (Faculdade de Engenharia e Arquitetura) da FUMEC. Lembre-se de orar em agradecimento pela vida desses jovens, em favor do novo núcleo e para que Deus mande mais trabalhadores para a Sua seara.
Da comida às dinâmicas, do tempo livre às discussões (e até os envelopinhos e bottons!), o AcampABU foi pensado por muito tempo e por muitos ABUenses. Por isso tudo tão bem feito, tão planejado.
O primeiro dia com os heróis super-ultra-hiper-mega-power criativos e divertidos foi só pra quebrar o gelo e integrar todo mundo. No segundo dia, começamos com as palestras do Tonic... quer dizer, Tinoco. Mesclando reflexões profundas com testemunho pessoal, o professor pôs a gente pra pensar em muita coisa. Às vezes pensamos sozinhos, às vezes em conjunto, nos grupos de discussão, para compartilharmos os pensamentos depois. Muito aprendizado, muitas coisas pra refletir. Daí veio a tarde de diversão com futebol (de meninas também!), piscina, totó, sinuca e muita conversa.
À noite, depois de um bom jantar, veio a história de vida do Fred. Apesar de ser uma história forte, rimos muito, nos emocionamos muito e ficamos felizes por saber que depois de muitos momentos difíceis, hoje ele está em paz e segue feliz por ter decidido, um dia, dar um passo em direção a Deus.
No domingo, mais música, conversa, Tinoco, história de vida, reflexão, comida, amizades, diversão... quando vimos, já era hora da despedida.
Infelizmente, também tivemos notícias tristes no AcampABU, que nos fazem pensar e repensar o valor da vida e a direção que estamos dando às nossas próprias.
Disso tudo, ficarão algumas lições de vida, novas amizades, muita coisa pra refletir e muitas perguntas pra responder. Continuamos sempre em busca da “vida plena” e do que Jesus, o “super-herói” apresentado no primeiro dia, pode fazer para nos ajudar a alcançá-la.
Nós, da ABU-BH, agradecemos a presença de todos e esperamos que você tenha gostado. Agradecemos especialmente à Igreja Primeira Presbiteriana de Belo Horizonte, pelas várias ajudas, aos donatários Felipe Aleixo, Homem Israel, Victor Dutra, Gláucia Tavares e Comunidade Evangélica do Castelo e a todos que intercederam a Deus durante esses dias.
Esperamos que esse final de semana possa ficar marcado na vida de cada um. Foi muito bom passar esse tempo com vocês!
Um grande abraço,
Moisés Lisboa
Vice-presidente da ABU-BH
Foto oficial do AcampABU 2009
O que se disse:
O acampamento foi maravilhoso, com pessoas fantásticas e momentos muito enriquecedores, de reflexão e troca de experiências. Muitos temas foram tratados no acampamento, e um dos que mais me chamou a atenção foi a questão da espiritualidade e a colocação desta como um caminho para a felicidade. Acho que essa discussão nos fez refletir sobre certas atitudes como, por exemplo, o destaque no meio acadêmico e a obsessão por uma vaga no mercado de trabalho, fatos que são muito observados no meio acadêmico. Muitas vezes colocamos essas preocupações sobrepostas à nossa vida espiritual. Em poucas situações temos tempo para repensar as atitudes e o sentido que damos a vida, e o AcampABU foi essencial nesse aspecto.
Roberta Nunes Guimarães
A convivência universitária com valores cristãos e, principalmente, com o Evangelho de Cristo, é uma tarefa complicada no meio acadêmico. Compartilhar e discutir esses assuntos é muito difícil, devido a preconceitos relacionados ao meio cristão, bem como a uma relutância de muitas pessoas em acreditar e a se dispor a serem mudadas pelo evangelho. É justamente nesse ponto que eventos como o AcampABU se mostram tão eficientes para cumprir essa tarefa. Conhecer o evangelho de uma forma amigável, num ambiente agradável, e tendo como motivação o exemplo de vida de outros jovens mostram como é possível ser, ao mesmo tempo, inserido no mundo atual e um seguidor de Cristo. Gostei do acampamento porque senti, em muitos momentos, que esses preconceitos foram quebrados. Todos tiraram muito proveito das discussões realizadas e acho que, quem quis, pode sair dali diferente, com novas idéias, questionamentos e, é claro, muitos novos amigos!
Diego Gomes Rocha
Esta é a primeira vez que participo de algo da ABU. No acampamento, não conhecia ninguém além da minha prima Suzana, que me convidou, pois não freqüento nenhuma igreja. Gostei muito das pessoas e do clima agradável. As palestras foram muito boas e as discussões do grupo de estudo foram muito interessantes, pois além de aprender, pude conhecer outras pessoas. As brincadeiras de sábado a noite foram sensacionais! Até cheguei a me assustar com a dinâmica de sexta e gostaria de ter aprendido mais músicas, mas classifico o acampamento como nota mil! Já falei com vários amigos meus e, com certeza, podem me chamar para os próximos! Foi ótimo estar com vocês e mais perto de Deus nesses dias. Voltei outra pessoa.
Semana do Cristianismo passou, AcampABU passou e este pobre blog volta à sua vida normal. Só pra esclarecer, "normal" quer dizer "na correria", tá certo? Por isso que vem aí mais um convite: depois do Pré-AcampABU e do AcampABU, chegou a hora doPós-AcampABU!
Quando:23 de outubro (próxima sexta-feira), às 19h30 Onde: Na casa da Dani Quanto: R$7 para a comida (os convidados que foram ao AcampABU não pagam)
Se tiver a fim de ir, mande um email para a Lirian com o assunto "Pós-AcampABU" no endereço larmboasnovas@gmail.com e até lá!
E aí você ouviu falar super bem da programação da Semana do Cristianismo, mas na data não pode ir, né?
Realmente, VOCÊ PERDEU! Não dá pra voltar no tempo, então, vamos compartilhar!
Aqui embaixo a gente dá uma amostrinha de uma das atrações muito legais da Semana:
Se você tiver mais vídeos ou fotos da Semana do Cristianismo na UFMG, não se esqueça de mandar pra gente: pablinefelix@gmail.com ou anaccnunes@gmail.com
Semana findada, voltamos à nossa correria cotidiana! E de sorriso aberto, porque acontece no próximo final de semana o AcampABU!
Animou muito agora, não foi? (Eu também!)
Má quê? Não sabe o que é AcampABU?!? (Te contar, viu...)
AcampABU é o nosso acampamento evangelístico. Realizado anualmente desde 2007, sua intenção é de que ABUenses (ou universitários cristãos) possam levar um amigo não-cristão na viagem para conhecer um pouquinho mais de Jesus e da Bíblia através de uma pessoa que ele conheça e em que ele confie: seu próprio amigo. Por isso, é indispensável a presença de um convidado não-cristão para validar a inscrição.
Nesse ano, o AcampABU tem como tema a Loucura e, temos certeza, não poderia ter encontrado campo mais fértil que na ABU. Ele será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro no Sítio Ebenezer, na cidade de Ravena.
Como se inscrever:
A Fernanda Bittencourt mandou para a lista da ABU-BH uma ficha de inscrição. Se você não recebeu essa mensagem ou está perdido em meio a tantas e-mails, palma, palma, não criemos cânico.
1] Deposite R$30 na conta da ABU-BH, que é o valor integral por transporte, hospedagem e comida.
Banco do Brasil
Titular: FLÁVIO VINÍCIUS CRUZEIRO MARTINS
Ag. 3610-2
Conta poupança: 010.037.656- 8
Variação: 01
2] Avise a Fernanda pelo e-mail fbpcoelho@gmail.com sobre quem são você e seu convidado e aguarde o envio da ficha de inscrição
3] Responda o e-mail com as informações corretas
4] Esteja na portaria da Escola de Belas Artes às 20h de 16/10/09, sexta-feira, sem atrasos
Se ainda não está naquela animação, visite o nosso álbum no Picasa. Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Agradecemos a presença de todas (e foram muitas) as pessoas que ajudaram, compareceram ou oraram pela realização dessa Semana tão especial para a ABU-BH! Esperamos ver vários desses novos amigos em breve nos nossos estudos semanais (no menu à direita você encontra os lugares e horários de reunião dos núcleos) ou nas reuniões quinzenais realizadas às 15h na Igreja Metodista Central.
A programação da Semana do Cristianismo na UFMG acabou com chave de ouro! Ou, melhor dizendo, com uma defesa de pênalti! É porque a última palestra do dia e da Semana foi uma conversa com o goleiro titular do Cruzeiro, o Fábio. Ele foi à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG para abrir o jogo sobre sua fé e a relevância dela em sua vida.
O nosso convidado atrasou-se em uma hora, mas isso não espantou os torcedores e curiosos presentes, que aguardaram ansiosos a chegada do craque cruzeirense.
Antes dele, a EEFFTO já havia recebido uma oficina de dança com a professora Carol Gualberto, mostrando que arte e fé se relacionam intimamente. A estudante de Letras Bárbara Dantas participou da oficina e relata o que mais lhe interessou: "eu achei fascinante porque a maioria das pessoas não liga a cultura ao Cristianismo. Foi uma forma de quebrar estereótipos".
No mesmo dia, uma mesa-redonda com representantes de vários grupos discutiu a questão da sexualidade e a perspectiva cristã sobre o assunto. O evento aconteceu no auditório 2 do ICB.
A quarta e a quinta-feira foram extremamente movimentadas na Semana.
Na quarta, a programação começou no centro da cidade, no campus Saúde da UFMG. Confira o que os estudantes da área disseram sobre a super palestra com a professora Eugênia Valadares, do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG: http://www.abusaude.blogspot.com/
Na Pampulha, Rodolfo Amorim, mestre em Sociologia pela UFMG, falou do perigo em se valorizar um aspecto da realidade em detrimentos dos outros, o que causaria um achatamento da realidade. Como exemplo, citou os marxistas, que vêem a realidade pelo filtro do materialismo, ou os fundamentalistas, que por sua vez, colocam o filtro da religião para enxergar o mundo. O racionalismo, por sua vez, tentaria dar explicação racional a todas as esferas do conhecimento humano, o que empiricamente sabemos ser impossível. O tema foi retomado com Guilherme Carvalho, mestre em ciência da religião e em teologia por universidades paulistas, na quinta-feira. Ele, assim como Rodolfo, defendeu a necessidade de ampliarmos a nossa abordagem do mundo sem a defesa de nenhum “ismo” (materialismo, sociologismo, racionalismo, teologismo), mas percebermos a complexidade intrínseca a cada coisa, pois este era o plano de Deus ao nos criar com complexos sentidos e pensamento. "A palestra do Guilherme mostrou como se dão as diversas formas de interpretação do mundo pela comunidade acadêmica, e a liberdade que temos de nos posicionar ante a cada uma dela. Uma excelente exposição", garante Renan Ramos, estudante de Física.
A quarta-feira terminou de forma especial: a apresentação da banda Palavrantiga mostrou que, a despeito do que pensam, crentes fazem música boa também!
Segue aqui um vídeo de um show feito em BH com a participação do Vuks, rapper cristão e integrante do Rima Sambada
Na quinta, o Direito recebeu mais uma palestra sobre “Ética profissional no exercício da Advocacia”, com o advogado Bruno Mendes.
No ICEx, a palestra do historiador Homero - “Jesus: Senhor, mentiroso ou louco?” – reuniu cerca de 50 pessoas no auditório 2 e contou com a participação especial do filósofo Filipe Schmal, que nos encantou com a metáfora no equilibrista e divisou muito bem os conceitos de crer e acreditar.
Homero defendeu, sob a sua visão de historiador, as evidências históricas sobre a Bíblia e quais motivos racionais o levam a crer que Cristo é o Senhor. “Achei muito respeitosa a exposição do Homero. Percebo isso na evasão mínima de pessoas durante a palestra, apenas 2 ou 3 deixaram o auditório durante a exposição”, disse Marcus Rafael Moreira, estudante de Engenharia Mecânica.
Arrebatador foi o convite decorrente da exposição do filósofo: “Não adianta ver o Equilibrista andando na corda e pensar “que bonito, eu acredito que ele é bom nisso”; é preciso dar a mão a Ele, deixar que ele guie a caminhada na corda bamba”.
SEXTA-FEIRA TEM:
- Oficina de improvisação de dança com a professora Carol Gualberto. Na EEFFTO, às 11h.
- Mesa-redonda sobre “Sexualidade: uma perspectiva cristã” com representantes da ABP, CPPC, GOU e GUDDS. No auditório 2 do ICB, às 17h30.
- Conversa com o goleiro Fábio, do Cruzeiro. No auditório da EEFFTO, às 18h30.
A terça-feira foi movimentada na Semana do Cristianismo!
A Faculdade de Direito da UFMG abriu a programação do dia, com uma palestra sobre a "Evolução do Direito Penal" com o Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais e autor renomado de livros da área jurídica, Rogério Greco. “Ele fez uma análise crítica da forma como o Direito Penal tem evoluído atualmente, copiando o modelo estadunidense na extensão cada vez maior da pena privativa de liberdade, que não resulta em melhorias na sociedade e, no Brasil, causa superlotação e tratamento desumano aos presidiários, que não são preparados para a ressocialização. Achei muito interessante, foi uma análise bem contextualizada por quem conhece do assunto”, comenta a estudante de Direito Fernanda Bittencourt. Sobre a recuperação e ressocialização daquelas pessoas que cometeram crimes, o jurista destacou a inigualável eficiência do Cristianismo sobre as pessoas, que tem se mostrado como, talvez, a única maneira de realmente transformar a vida e o caráter de pessoas nessa condição. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes.
No campus Pampulha, a primeira palestra do dia foi liderada pelo estudante de Direito da PUC Minas, pastor de jovens da Igreja Batista Getsêmani e autor de livros como “Mais que um mártir”, “Salva-vidas” e “Investigando Jesus”, Davi Lago. Esse último livro serviu de base para que ele expusesse fatos sobre “A historicidade de Jesus”, tema abordado no auditório Azul da FAFICH.
Na hora do almoço, uma brincadeira diferente no ICB. Às pessoas que comiam distraidamente seu feijão e arroz de cada dia puderam ver, de súbito, o palhaço Lamparina os observando. “Ele veio andando de suspensórios, chapéu côco e disse que quem beber da água que cai da tenda do circo vira palhaço”, disse o estudante de Psicologia Allan Pehsoberbo, presente no evento. Lamparina certamente já tomou dessa água. Representando o imenso amor de Deus e demonstrando o sacrifício maior de Cristo, Lamparina se colocou no lugar de nosso voluntário-inconsciente e mostrou que, mesmo estando próximos, ele preferiu receber o nosso castigo – na cena, um ovo na cabeça - para que fôssemos atingidos: o ovo, na verdade, estava somente a casca.
A terceira palestra do dia foi com o jornalista Elben César, pastor da Igreja Presbiteriana de Viçosa, sobre “A propaganda de Deus”. Partindo do pressuposto da existência de Deus, o rev. Elben falou – através de aforismos - que a natureza, o homem, a Bíblia e a Cruz fazem propaganda de Deus através de sua beleza. Ele lembrou que esta propaganda, isto é, a Sua obra, está aí para que, "quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!", como relata as Escrituras.
A última palestra da terça-feira seguiu bem os moldes de pensamento do ICEx: racionalidade. Intitulada "Uma Abordagem Racional da Bíblia?", com Issac Boy de Souza, foi uma oportunidade de apontar o caminho das pedras para se alcançar o conhecimento de Deus. O preletor mostrou, a luz do método científico, como os princípios bíblicos devem ser compreendidos e utilizados.
Com igual sucesso, mostrou uma serie de fundamentos e evidências da confiabilidade das escrituras. O estudante de Engenharia Mecânica Ivo Fagundes esteve presente na palestra e descreve sua percepção da palestra: “Foi de fato uma palestra que fez jus ao nome da UFMG por seu caráter investigativo, livre de exageros, sóbrio e pautado em uma busca sincera da compreensão de Deus e do homem. Como estudante do ICEx, achei bastante plausível a exposição”.
A palestra contou com a presença do Prof. Bismarck, atual diretor do ICEx e candidato à reitoria, e um público de aproximadamente 35 pessoas.
QUARTA-FEIRA TEM:
- Palestra “Ciência e Sabedoria”, com a doutora em Medicina pela Johannes Gutemberg Universitaet Mainz, da Alemanha e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Eugenia Ribeiro Valadares (http://lattes.cnpq.br/4554170778852492). Na sala 018, às 12h.
- Palestra com Rodolfo Amorim, graduado em Relações Internacionais (PUC-MG), com uma especialização em Gestão de Segurança (PUC-MG) e mestre em Sociologia Organizacional (UFMG), sobre “Arte, Imaginação e Fé”. No auditório Azul, às 12h, na FAFICH.
- Show com a banda Palavrantiga, às 17h30, na plataforma do ICB
Não que Jesus precise, mas a primeira palestra da Semana do Cristianismo veio “Em defesa de Cristo” com o doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Stuttgart e professor do CEFET-MG Marco Aurélio Bernardes. A palestra aconteceu às 18h na Escola de Engenharia da UFMG, e reuniu um bom grupo de estudantes. Começamos com o pé direito.
Baseando-se no livro homônimo “Em defesa de Cristo”, de Lee Strobel, Bernardes defendeu a veracidade histórica da Bíblia e, recuperando um argumento utilizado por C. S. Lewis (autor de vários livros, entre eles As Crônicas de Nárnia) no livro “Cristianismo Puro e Simples”, disse haver algumas formas de se encarar o personagem Jesus Cristo. A citação feita na palestra à reflexão de Lewis merece reprodução:
“Estou disposto a aceitar que Jesus foi um grande mestre da moral, mas não aceito Sua reivindicação de ser Deus”. Isso é algo que não devemos dizer. Um homem que foi somente um homem e disse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria um grande mestre da moral. Ou Ele seria um lunático - no nível de alguém que diz que é um ovo escaldado - ou então Ele seria o próprio diabo. Você tem de fazer sua escolha. Ou este homem era, e é, o Filho de Deus; ou então um louco ou algo pior. Você pode tachá-lo de bobo, cuspir nEle e matá-lo como um demônio; ou cair aos Seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não me venha com qualquer tolice condescendente sobre Ele ser um grande mestre. Ele não deixou essa possibilidade aberta para nós. Não foi essa Sua intenção.”
(Cristianismo Puro e Simples, de C. S. Lewis)
Para o estudante Anderson Baeta, a palestra foi bastante clara no que se propôs a defender: “baseado em dados históricos, o palestrante falou da veracidade das escrituras com argumentos claros e bastante racionais. Levantou a questão de como a Bíblia deve ser tratada – como Palavra de Deus ou como uma reunião de lendas e mitos – e após um estudo comprobatório, falou do fato de que não há a possibilidade de encararmos Jesus como nada além do Unigênito de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo”.
Essa foi a palestra de abertura da Semana do Cristianismo na UFMG, que acontecerá até o dia 10 de outubro.
NA TERÇA TEM:
- Palestra com o jurista, professor e Procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais Rogério Greco. Na Faculdade de Direito da UFMG, no auditório NIEPE às 11h10, sobre a “Evolução do Direito Penal”.
- Palestra com o estudante de Direito da PUC Minas, pastor da Igreja Batista Getsêmani e autor do livro “Mais que um mártir”, entre outros, Davi Lago. No auditório Azul da FAFICH, às 12h, sobre “A historicidade de Jesus”.
- Palestra com o jornalista, fundador da revista Ultimato e pastor da Igreja Presbiteriana de Viçosa, Rev. Elben M. L. César, sobre a “Propaganda de Deus”. No auditório 2 do ICEx, às 16h30.
- Palestra com o fotógrafo Isaac Boy de Souza com o tema "Uma abordagem racional da Bíblia?". No auditório 2 do ICEx, às 19h.
- E o mais legal de todos: palhaçadas com o Palhaço Lamparina, no Bandejão, às 12h30.
É isso aí: essa frase super Capitão Planeta é verdade aqui na Comunicação da ABU-BH! Todo dia um post tentará resumir o que aconteceu no dia e o que acontecerá no próximo dia da Semana do Cristianismo. Por isso queremos convidar a todos os participantes a comaprtilharem suas opiniões com a gente. Mande fotos, depoimentos, dúvidas, reflexões ou o que te der na telha para pablinefelix@gmail. No máximo da nossa capacidade, vamos tentar fazer desse blog um espaço de discussão de verdade!
Até as palestras!
HOJE TEM:
Às 18h30, na sala 4501 da Faculdade de Engenharia (campus), a palestra "Em defesa de Cristo" com o professor Marco Aurélio Bernardes. Não perca!!!
Que rufem os tambores! Depois de um longo período de trabalho, a Semana do Cristianismo está batendo à nossa porta!
E a programação está que tá. Veja só!
Convide os seus amigos, professores, conhecidos... esse é o tempo de mobilizar os nossos contatos e fazer essa Semana dar certo! Apesar disso, lembre-se que a oração é o nosso principal instrumento de ação.
É um evento sem fins lucrativos de caráter pedagógico, científico e cultural organizado pela Aliança Bíblica Universitária (ABU) de Belo Horizonte. Acontecerão apresentações artísticas, oficinas, palestras e debates que visam a discussão e divulgação da história, cultura e ética cristã relevantes no meio acadêmico. A Semana do Cristianismo será realizada em sua maioria no campus da Universidade Federal de Minas Gerais.
Mas por quê?
No meio acadêmico, pouco se fala sobre o Cristianismo e sua relevância científica, cultural e social e sua importância na vida de cada indivíduo. Assim, o tema é muitas vezes mal compreendido na universidade. A Semana do Cristianismo é motivada por essa necessidade de abordar temas cristãos relacionados à realidade, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais. Uma semana como essa abre oportunidades de se refletir sobre a relação universidade-sociedade e proporciona momentos importantes de interação entre alunos, professores e funcionários participantes.
A Aliança Bíblica Universitária de Belo Horizonte encontra também inspiração em movimentos semelhantes em outras universidades, como a Semana da Esperança, promovida a cada dois anos pela Aliança Bíblica Universitária de Viçosa na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Esse evento surgiu como resposta aos altos índices de suicídio, depressão, alcoolismo e dependência de drogas na universidade. Outros eventos similares acontecem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e em outras instituições renomadas no Brasil.
E pra quê?
• Contribuir para a formação do indivíduo por meio da abordagem de princípios cristãos;
• Promover discussões sobre o pensamento cristão, sua influência na sociedade e na ciência;
• Incentivar a reflexão sobre a importância da vida e a razão da existência humana;
• Proporcionar momentos de lazer por meio de apresentações culturais;
21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. 22 Mas eu lhes digo que qualquer um que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer um que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. 23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.
27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’ e. 28 Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33 “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. 34 Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. 37 Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.
38 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente. 39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. 41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. 42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo a e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! 47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.
REFLETINDO...
1.Com quem Jesus fala? Qual é o contexto da passagem?
2. Quais frases e expressões aparecem repetidas vezes na passagem?
3.Em alguns casos “o que foi dito” não era exatamente o que estava na lei. Que efeito essas “modificações” aparentemente feitas pelos mestres da lei causaram?
4.Olhe as explicações de Jesus sobre cada mandamento. Em que suas considerações sobre eles implica?
5.Que mudança de paradigma a fala de Jesus causou para um judeu na época? E para nós, hoje?